INVESTIMENTO EM IMÓVEIS – FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Imóveis costumam ser considerados investimentos seguros e sólidos. Na época da hiperinflação, esse raciocínio podia até fazer algum sentido, uma vez que o investimento imobiliário era uma forma de manter o poder de compra dos recursos poupados ao longo da vida.

Mas hoje em dia há formas mais eficientes de investir em imóveis que não deixam o investidor exposto aos riscos do investimento direto. É o caso dos fundos de investimento imobiliário (FII). 

O investimento imobiliário direto deixa o investidor pessoa física exposto a uma série de riscos. Para começar, há alto risco de concentração. A compra de um único imóvel pode custar a poupança de toda uma vida.

Resultado de imagem para apartamento caro

O preço de um apartamento em um grande centro urbano, por exemplo, pode chegar facilmente a centenas de milhares de reais. E para custar isso, nem o imóvel nem a localização precisam ser lá aquelas coisas.

Assim, diversificar o investimento imobiliário direto é difícil. É preciso ter muito dinheiro para montar uma carteira de suficientemente diversificada, com diversas propriedades em diferentes regiões.

Um problema que anda de mãos dadas com a concentração é a falta de liquidez. Além de imobilizar uma grande quantidade de recursos em um único bem, para reavê-los é preciso vendê-lo por completo. Não dá para vender só um pedacinho do imóvel, a menos que você encontre alguém disposto a entrar no investimento em condomínio com você.

Acontece que vender um imóvel pode ser difícil e demorado. E uma venda às pressas pode fazer o investidor perder muito dinheiro.

Imagem relacionada

Além desses riscos mais óbvios, há outros. Por exemplo, o imóvel pode se desvalorizar (acredite, isso pode acontecer!) ou ficar vago por muito tempo até que apareça um inquilino. Enquanto o imóvel está vazio, o proprietário não tem rendimentos e ainda tem gastos.

Ainda há a necessidade de manutenção do bem, a possibilidade de o locatário ficar inadimplente e a necessidade de encarar toda a burocracia dos procedimentos de compra, venda e aluguel.

POR ISSO…

Fundos imobiliários são mais acessíveis e fáceis de diversificar…

Os FII surgem, então, como veículos que permitem ao investidor que gosta de imóveis um investimento imobiliário com riscos mitigados e menos dor de cabeça.

Resultado de imagem para fundos imobiliarios

Os aportes iniciais são muito mais baixos. Por meio da compra de cotas de um fundo imobiliário na bolsa. Isso torna a diversificação muito mais fácil e acessível.

Com pouco dinheiro é possível montar uma carteira de fundos imobiliários, e um único fundo já pode ter, na carteira, vários imóveis e inúmeros inquilinos.

Isso é uma grande vantagem. Se um imóvel ficar vago, por exemplo, haverá inúmeros outros imóveis ocupados que não permitirão que os rendimentos deixem de fluir. Já se um inquilino ficar inadimplente, outros locatários continuarão garantindo o fluxo dos aluguéis.

Resultado de imagem para pouco dinheiro

A negociação das cotas na bolsa de valores também torna o investimento em fundos imobiliários muito mais líquido. O investidor pode vender parte ou a totalidade das suas cotas a outro interessado e reaver seus recursos, bem mais rápido e com menos burocracia.

Além disso, os fundos imobiliários permitem à pessoa física acessar imóveis e inquilinos de altíssima qualidade, geralmente inacessíveis por meio do investimento direto: shopping centers, lajes corporativas de alto padrão e galpões logísticos são alguns exemplos desses imóveis, em geral alugados a grandes e sólidas empresas.

O fundo imobiliário também poupa o investidor de ter que escolher os imóveis e inquilinos ou encarar a burocracia e as dores de cabeça de uma renegociação de aluguéis ou um despejo de locatários inadimplentes. Tudo é feito por gestores profissionais, especialistas em investimento imobiliário.

Em outras palavras, o investimento em fundos imobiliários tem menos risco de liquidez, de concentração, de inadimplência, de vacância (que é o risco de ficar sem receber porque o imóvel ficou vago), fora a tranquilidade do investimento 🙂